Gazeta CariocaGazeta CariocaGazeta Carioca
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Petrobras contrata tecnologia que reduz emissões na produção
Share
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Gazeta CariocaGazeta Carioca
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Siga
  • Advertise
© 2023 Gazeta Carioca - [email protected]
Gazeta Carioca > Blog > Tecnologia > Petrobras contrata tecnologia que reduz emissões na produção
Tecnologia

Petrobras contrata tecnologia que reduz emissões na produção

Melana Yre
By Melana Yre maio 26, 2024 5 Min Read
Share
SHARE

A Petrobras anunciou nesta terça-feira a contratação de uma tecnologia inédita para reduzir a intensidade de emissões na produção de petróleo. A companhia assinou contrato de desenvolvimento e implantação do Separador de Alta Pressão, tecnologia patenteada pela própria empresa que será utilizada para aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e a intensidade de emissões em sistemas de produção de petróleo e gás do pré-sal.

A tecnologia, na sigla em inglês HISEP®, possibilita a separação submarina entre o petróleo extraído e o gás associado produzido, rico em dióxido de carbono (CO₂), gás intensificador do efeito estufa. A partir do leito marinho, a substância é injetada diretamente no reservatório. Assim, parte do processo de separação deixa de ser feita na planta de processamento da plataforma e passa a ser realizada no fundo do mar, “oferecendo maior eficiência energética, reduzindo o impacto ambiental e a intensidade de emissões”, como define a Petrobras em nota à imprensa.

De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o separador de alta pressão “é uma inovação da Petrobras, tem DNA brasileiro e, em breve, irá contribuir para um desenvolvimento sustentável da indústria de óleo de gás”.

O projeto Mero 3, localizado no estado do Rio do Rio, no pré-sal, será pioneiro no uso dessa tecnologia. Mero é terceiro maior campo do pré-sal, localizado no bloco de Libra, operado pela Petrobras em parceria com a Shell, TotalEnergies, CNPC, CNOOC e Pré-Sal Petróleo (PPSA), que exerce papel de gestora do Contrato de Partilha de Produção e representante da União na área não contratada.

“Além dos ganhos para o negócio, trata-se de uma tecnologia dos tempos atuais: uma das suas vantagens é atuar também como uma tecnologia de captura de carbono e, por isso, configura mais uma ferramenta que auxiliará a Petrobras a atingir suas metas de redução da intensidade de emissões”, afirmou o executivo, durante cerimônia de apresentação do projeto, no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes), na cidade do Rio.

Para a fase de implantação do HISEP®, a Petrobras firmou em janeiro deste ano um contrato com a empresa FMC Technologies do Brasil, subsidiária da empresa TechnipFMC. Esse acordo abrange o projeto, a construção e a instalação da unidade piloto do HISEP® e sua infraestrutura, incluindo a interligação com os poços produtores, injetores e a planta de processamento do FPSO Marechal Duque de Caxias (Mero 3). Além disso, será realizado um programa de testes com o objetivo de alcançar a maturidade comercial e tecnológica do HISEP®.

“O HISEP® tem potencial de agregar valor aos campos com alta RGO (Razão Óleo e Gás) e teor de CO₂, dando uma nova perspectiva de produção para eles. A escolha do Campo de Mero para a aplicação piloto do HISEP® é estratégica, uma vez que o pré-sal da Bacia de Santos é uma das áreas mais promissoras e desafiadoras do setor. Com essa tecnologia revolucionária, esperamos otimizar a produção, reduzir custos e promover a eficiência operacional”, destacou o diretor de Exploração e Produção, Joelson Mendes.

Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação concluiu que “a implantação do HISEP® representa um reflexo significativo da nossa busca contínua por soluções tecnológicas inovadoras. Este processo é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento no Cenpes. Estamos confiantes de que o HISEP® se tornará uma referência de inovação com ganho de eficiência e geração de valor na indústria de petróleo e gás, contribuindo para consolidar a posição de liderança da Petrobras no mercado mundial”.

FPSO Marechal Duque de Caxias

A unidade piloto de separação submarina HISEP® será interligada ao FPSO Marechal Duque de Caxias, pertencente ao projeto Mero 3, na área do pré-sal. Esse será o quarto FPSO instalado no campo de Mero,

A unidade terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás por dia. Os contratos de afretamento e de serviços terão duração de 22 anos e meio, contados a partir da aceitação final da unidade, prevista para o segundo semestre de 2024.

O projeto prevê a interligação de 15 poços ao FPSO, sendo 8 produtores de óleo e 7 injetores de água e gás, através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção, dutos flexíveis de serviços e umbilicais de controle.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Falta de vagas para educação infantil persiste em Niterói
Next Article Geanderson Bertoldi dos Santos Navegando pelos desafios e benefícios da implementação da inteligência artificial

News

Policia Civil Prende Suspeitas de Golpe “Boa Noite Cinderela” em Copacabana.
Notícias
Motorista de aplicativo morre após ser espancado em bar no Rio.
Notícias
Macaca-Prego Baleada em Rio de Janeiro Aguarda Cirurgia para Sobreviver
Notícias
Luciano Guimaraes Tebar aponta os desafios e oportunidades do venture capital no Brasil.
Venture capital no Brasil: oportunidades e desafios para o crescimento
Notícias

Populares

Eurico Teles
Empreendedorismo: conheça 5 empresas que fracassaram, mas conseguiram se reinventar para melhor 
Notícias
Carlos Eduardo Moraes Nunes
Descubra como navegar pelo labirinto do licenciamento de atividades agropecuárias
Notícias
Rafael Bittencourt Licurci de Oliveira
Moda sustentável: a beleza da moda aliada à responsabilidade ambiental
Notícias

Sobre

Fique por dentro dos acontecimentos que moldam o Rio e conecte-se com a comunidade através de nossas matérias exclusivas e perspectivas únicas. No Gazeta Carioca, sua fonte de notícias confiáveis está a um clique de distância!

Nosso blog é o seu destino para informações confiáveis e atualizações sobre política, tecnologia e notícias. Estamos comprometidos em oferecer uma cobertura engajante e transparente, refletindo a vibrante diversidade da nossa cidade maravilhosa.

Últimas notícias

As universidades são motores de inovação e conhecimento, fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país.
O papel das universidades no desenvolvimento do país
Notícias
“Unimed é Autuada por Falhas em Centro Oncológico no Rio de Janeiro”
Notícias
Policial Penal Preso por Acidente?
Notícias
Siga
© 2023 Gazeta Carioca - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?