Para o Dr. Eurico Teles todos aqueles que desejam empreender, precisam saber que nem sempre os caminhos que trilham essa jornada são de sucesso absoluto. Há muitos casos de empresas que fracassaram, mas conseguiram se reinventar e sair de lugares difíceis e cenários de derrota. A seguir, vamos apresentar 5 das maiores gigantes que um dia passaram por grandes dificuldades e conseguiram dar a volta por cima. Acompanhe a leitura para saber mais.
A gigantesca Apple
De acordo com o advogado Eurico de Jesus Teles Neto, ninguém imagina os perrengues que a Apple passou na década de 1990 antes de alcançar todo sucesso e hoje ser avaliada em US$ 1 trilhão. Após a saída de Steve Jobs, a empresa fracassou ao criar alguns produtos como o PDA (Personal Digital Assistant), tendo que trazer Jobs de volta.
Assim, com a volta do executivo Steve Jobs, a empresa emplacou o lançamento do iMac que não foi um sucesso imediato. Logo depois lançou o iPad que foi um grande sucesso e a partir desse produto veio em 2007 o iPhone, que hoje é responsável por 50% das vendas da empresa.
Marvel e os quadrinhos
Não dá para imaginar que um dia a Marvel quase virou pó na década de 1990. A empresa precisou encarar uma brusca queda na venda dos quadrinhos, o que a levou ao acúmulo de diversos prejuízos financeiros, até ter que decretar a falência em 1996. Segundo o Dr. Eurico Teles, para obter receitas, a Marvel resolveu vender as principais franquias de Homem-Aranha e X-Men para os aclamados estúdios de Hollywood.
Assim, a empresa conseguiu criar seu próprio universo cinematográfico, a partir do personagem Homem de Ferro, que atualmente é a maior estrela da companhia. Por fim, a Marvel acabou sendo vendida para a Disney em 2009 por US $4,24 bilhões (R $22 bilhões), mas ainda continua sendo um sucesso de bilheteria em qualquer produção cinematográfica.
Netflix
Por fim, a gigante do streaming, a Netflix, iniciou como uma locadora de DVDs. O advogado Eurico de Jesus Teles Neto conta que em 2011, o fundador da companhia decidiu passar todos os clientes para meios digitais para criar um negócio paralelo de aluguel de DVDs. O resultado disso foi um grande fracasso que fez a empresa perder milhões de assinantes de forma instantânea. Como a ideia não deu certo, o CEO Reed Hastings reconheceu o erro e voltou o seu empreendimento para o domínio da netflix.com. A partir disso a partir disso a empresa decolou e hoje é uma das maiores plataformas de streaming do mundo.
Em resumo, podemos observar que essas gigantes passaram por momentos difíceis antes de alcançar o sucesso de hoje. Precisaram se reinventar, reconhecer os erros e procurar novas táticas para obter sucesso e reconhecimento. Lembre-se que o sucesso do seu negócio depende da sua capacidade de se reerguer e se reinventar em tempos de crise.