Ao menos oito possíveis candidatos aparecem na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024. Como os partidos ainda estão articulando as alianças políticas, o cenário pode mudar até o pleito.
O atual prefeito Eduardo Paes (PSD) deve tentar a reeleição e contará com o apoio do presidente Lula (PT). O governador do estado, Cláudio Castro (PL), anunciou apoio ao deputado federal e ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Antes, Castro chegou a defender a candidatura do deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Com a desistência de Luizinho, que perdeu apoio de Castro, o deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) se movimenta para consolidar seu nome como o de candidato da legenda.
Novo e PCdoB anunciaram seus pré-candidatos: o vereador Pedro Duarte é a aposta do Novo, enquanto a deputada estadual Dani Balbi é o nome escolhido pelo PCdoB. O MDB avalia o nome do deputado federal Otoni de Paula, o PDT lançou a deputada estadual Martha Rocha e o PSol anunciou o deputado federal Tarcísio Motta como pré-candidato.
Outro nome que aparecia entre os cotados era o do general Walter Braga Netto, apadrinhado do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eduardo Paes (PSD)
Atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, 53 anos, busca a reeleição ao cargo pelo PSD. Paes é formado em Direito pela PUC-Rio e iniciou sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia, logo depois foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo prefeito Cesar Maia. Em 1996, foi eleito vereador pelo PFL e, dois anos depois, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Em 2006, Eduardo Paes concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição. Filiado ao MDB, Paes foi prefeito do Rio de Janeiro entre 2009 e 2016 e voltou à prefeitura após vencer as eleições municipais de 2020, mas, dessa vez, filiado ao Democratas. Ele migrou para o PSD em maio de 2021 e agora é pré-candidato à reeleição como prefeito do Rio de Janeiro (RJ) em 2024.
Alexandre Ramagem (PL)
Delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, 51 anos, se tornou uma figura pública no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando foi nomeado chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos principais aliados do ex-presidente e com seu apoio foi eleito deputado federal pelo PL nas últimas eleições. Neste ano, com apoio de Bolsonaro e do governador Cláudio Castro, o parlamentar aparece como principal nome da legenda para ser candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024.
Dani Balbi (PCdoB)
Nascida na capital fluminense, Danieli Christóvão Balbi, mais conhecida como Dani Balbi, 34 anos, é militante pelos direitos da população LGBTQIA+, professora universitária, roteirista e deputada estadual. Balbi tem mestrado e doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ e se filiou ao PCdoB ainda na adolescência, aos 16 anos de idade. Disputou sua primeira eleição em 2018, como candidata a deputada estadual, mas ficou na suplência. Nas eleições de 2022, concorreu novamente ao cargo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo PCdoB e foi eleita, se tornando a primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira na Casa. Agora, Balbi foi anunciada pelo partido como pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais 2024.
Marcelo Queiroz (PP)
Eleito o deputado federal mais votado do PP nas eleições de 2022, Marcelo Queiroz, 39 anos, busca viabilizar sua candidatura a prefeito do Rio de Janeiro. A decisão por participar da disputa ocorreu após a desistência de seu correligionário, Doutor Luizinho. Queiroz, que está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, é formado em Direito, atuou como advogado e entrou para a política em 2012, quando foi eleito vereador. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Na administração pública, assumiu cargos como o de secretário de Administração e de Meio Ambiente na prefeitura do Rio de Janeiro e também de Agricultura na gestão estadual. É pós-graduado em gestão de projetos e tem mestrado profissional em economia. Agora Marcelo Queiroz é um possível candidato a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024.
Martha Rocha (PDT)
Ex-delegada de polícia, Martha Rocha é natural do Rio de Janeiro, tem 64 anos e foi a primeira mulher a chefiar o Departamento Geral de Polícia Especializada, em 1993. Em 2011, se tornou a primeira mulher a comandar a Chefia da Polícia Civil. Martha iniciou sua carreira política em 2002, ao tentar se eleger deputada estadual pelo PSB. Na eleição seguinte, ela tentou novamente, mas não foi eleita. Em 2014, filiada ao PSD, foi eleita deputada estadual e reeleita em 2018, já filiada ao PDT. Em 2020, foi candidatada a prefeita, alcançando o terceiro lugar no pleito. Seu nome foi anunciado pelo PDT como pré-candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024.
Otoni De Paula (MDB)
Otoni de Paula, 46 anos, é pastor evangélico, cantor gospel e deputado federal pelo Rio de Janeiro. Nascido em Niterói (RJ), ingressou na política em 2003 e já passou pelos partidos PSDC, PEN, PSC, além do atual partido MDB. Em 2016, conseguiu seu primeiro mandato como vereador do Rio pelo PSC e dois anos depois foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Em 2022, filiado ao MDB, foi reeleito para a Câmara dos Deputados. De Paula foi líder do governo Bolsonaro na Câmara e endossou críticas e ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar é réu em um processo no Supremo por difamação, injúria e coação de membros da Corte. Otoni De Paula figura como um dos possíveis candidatos a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) pelo MDB nas eleições municipais 2024.
Pedro Duarte (Novo)
Pedro Duarte, 32 anos, nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e é vereador da cidade do Rio de Janeiro em primeiro mandato. Formado em Direito e com pós-graduação em gestão pública pelo Insper, Duarte iniciou sua carreira política filiado ao Novo nas eleições de 2020, quando foi eleito para o cargo de vereador. É presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal e foi o nome escolhido pelo Novo como pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024.
Tarcísio Motta (PSOL)
Nascido em Petrópolis (RJ), Tarcísio Motta, 48 anos, é deputado federal. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado pela mesma instituição, foi professor na rede pública municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e professor da rede estadual de ensino. Motta também foi diretor estadual do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe). Ele ajudou a fundar o PSOL carioca e atualmente é presidente do diretório municipal da legenda. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014 e 2018, mas não se elegeu. Ocupou o cargo de vereador da capital fluminense por dois mandatos, entre 2016 e 2022. Nas eleições do ano passado, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Agora, Motta foi anunciado pelo PSOL como pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições de 2024.